sábado, 14 de abril de 2012

ESCOLHAS


ESCOLHAS


Branco ou preto?
Yin ou Yang?
Frio ou calor?
Falar ou calar?

Será que de fato sou livre para fazer minhas escolhas?

Eu não sei ...
Você o é?

Tudo o que faço, tudo o que sou é livre arbítrio ou resultado de reações neuroquímicas que ocorrem no meu cérebro?


Eu não sei...
Você sabe?

Não consigo crer que as escolhas que faço sejam como elos de uma corrente em uma engrenagem, regidos de forma estanque pelas leis da física...


Se assim o for, em que vazio se encontra o homem que pensei ser? Onde fica a minha subjetividade? Onde se encontra...

O homem-matéria?
O homem-pensamento?
O homem-sentimento?
O homem-verbo?


 Será que sou apenas o resultado das somas de minhas decisões, ou é o destino no jogo da vida que embaralha as cartas?

Tudo é dual?
Tudo é escolha?
Ou tudo é fatum?



 Eu não sei...
Você sabe?

Dúvidas e incertezas permeiam meu pensamento...
Não imagino ser aceitável que Moiras estejam a tecer e cortar os fios de minha vida na roda da fortuna, entretanto, será que de fato sou Senhor das Minhas Opções?



Eu não sei...
Você sabe?

Sei que nos meus delírios, me desfaço me edifico e renasço num mundo de ideias, de signos e significados, que construo internamente diante das experiências vividas, das relações de amor e ódio que cultuo com o mundo e comigo mesmo...


Sei que dia a dia enfrentando minhas angústias e meus medos, me reinvento e na construção interna daquilo que serei amanhã, tenho a síntese das minhas decisões...


 Sei também que, citando Guimarães Rosa, “O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam."

 Assim, minhas escolhas, ações e omissões não seriam também reflexos dos meus delírios, da minha subjetividade?

Eu não sei...
Você sabe?



5 comentários:

Blog da Rosana disse...

Eu também não sei! Adorei!

Vilelu disse...

Somos manipulados o tempo todo pelo sistema político, financeiro, social e religioso! Escravos que tem liberdade para trabalhar e pagar impostos para enriquecer os políticos!!! Nossas escolhas são as escolhas das redes do mal, que nos ensinaram e manipularam nosso celebro a escolher o que é melhor para eles, e tudo começa nas escolas! Sem escolha própria vamos seguindo entre o que a sociedade quer o que as leis nos mandam fazer! Somos escravos do sistema sem causa, pátria e destino! Estamos iguais ao povo de Israel nas mãos de Faraó, pois aprendemos a aceitar de todos e de tudo que é lado sem reclamar! E quando aparece um que pensamos que é Moises e vai abrir o mar vermelho par nós libertar, vem um uma cachoeira de mer... e leva o coitado, não agüentou os deleites da rede do mal! Continuamos escravos, e como tal nosso livre arbítrio só pode ir ate barrar nas leis, impostos, crachás, documentos, IPVA, burocracias, sociedade, política Etc... Os pássaros têm liberdade de ir de vir e de adubar nossas cabeças na hora que bem entender, e nós temos o direito de ser adubado! Que nosso bom DEUS tenha misericórdia de nós!

Cássia disse...

Eu também não. Mas é bom saber que há também quem tenha as mesmas angústias e questionamentos. Bom encontrar gente que pensa. :) Eu já havia visto seu blog, só que passo às vezes sem tempo para comentar. Vou linká-lo no meu.

Ruy Costa disse...

Com certeza você levantou varias questões e questionamentos,que nos deixa em duvidas, tipo: tudo é dual? ou seria uma forma de vermos as coisas conforme queremos?..

Anônimo disse...

Amei ou n amei??
Querido Divino, muito bom o seu texto dual!!!
Parabéns!