terça-feira, 17 de janeiro de 2012

GENTE QUE PENSA E FALA!



Pedi ao amigo Sandro Ragonezi que me auxiliasse na construção de um blog, uma vez que esse é seu hobby predileto. A primeira pergunta que ele me fez foi: “Coronel, como ele vai se chamar, qual vai ser sua URL?”
Diante de tal questionamento comecei a me perguntar: Por que eu gostaria de ter um blog? Por que expor a pessoas que não conheço o que penso?
Sinceramente ainda não cheguei a uma resposta conclusiva, entretanto, diante de tantas coisas que diariamente vejo, ouço, sinto e por que não dizer, degusto. Diante do bombardeio de informações que estamos todos expostos, quer seja pelo simples contato face a face; quer seja pelos jornais, pelo rádio; pela TV; pela internet, os quais acabam por nos dizer não o que pensar, mas em que pensar, surgiu a necessidade de se dizer algo...
Diante de toda essa gama de informação que visa, sem sombra de dúvidas, influenciar o nosso modo de sentir; de pensar; de agir; de querer  e até de mudar nosso modo de lutar pela transformação da realidade que nos cerca, se faz necessário, pelo menos para mim; parafraseando aqui o Poeta Gonzaguinha, fazer ressoar o “meu grito de alerta”, como gente que pensa e fala!
É evidente que ao deixar fluir do teclado para o espaço virtual, minhas divagações sobre temas e assuntos que me inquietam, me angustiam, me alegram e me entristecem, e que por isso, me levam a contínuos questionamentos, não tenho e nem terei a menor pretensão de fazer com que, o que imagino ser as minhas verdades, se torne também verdades para os outros, pois isso seria também lugar comum.
Espero, entretanto, que possam servir quem sabe, por partilha, como subsídios para a construção daquilo que  ele possa ter como fundamento de sua fé.
Ao escrever, além de produzir comunicação com os outros, quero, sobretudo conversar comigo também, e, na reflexão daquilo que eu sou, um Policial Militar e poder   plantar menos desigualdades sociais, na esperança de não ter que colher tantos frutos de violência.
Outro dia li que não se usa velhos mapas, para se descobrir novos mundos! Sou consciente que minhas reflexões não irão resolver os problemas do mundo: fome de pão, fome de Deus, entre outros, mas com certeza poderá dirimir dúvidas e refletir um espectro mais próximo, mais real daquilo que sou daquilo, daquilo que somos e seremos pela partilha de nossos sentimentos.
De concreto, o que tenho a oferecer nesse blog é o meu pensar, que encharcado de sonhos e dúvidas, fragmenta-se em palavras, e citando Cecília Meireles, finalizo, e solicitando sua  interação no blog, peço:  “Vem reúne-me, pois em tuas mãos, pois sou como gota de mercúrio dividida, espalhada pelo chão!”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Coronel, tem mais um leitor. Abraços.

Anônimo disse...

De fato cel não resolveremos os problemas do mundo, mas ações dessa natureza podem nos apontar caminhos q nos conduzam à paz. Parabenizo-lhe pela iniciativa. Como bradou Martin Luther King "o que me preocupa não é o grito dos maus e sim o silêncio dos bons". É a voz do povo de bem que pode mudar o mundo! Abraços. @regesmaia.

arimateia e valnice disse...

Cel Alves, fiquei feliz por sua iniciativa em criar um blog onde o Sr possa expressar ou postar fatos que a sociedade em geral gostaria ve-la!!! Parabens! com o abs do Poeta: Jose de Arimateia.

Anônimo disse...

Coronel, gostaria de parabenizar vossa senhoria pela iniciativa de criar este Blog.Compartilhando suas experiências, pensamentos entre outras coisas... como disse o Escritor e Palestrante "Marcio Kuhne", devemos praticar diariamente três coisas para o nosso bem estar: rir, refletir e buscar algo que emocione intensamente, nem que seja com uma leitura.Lendo a Experiência, ou uma história de alguém, já nos ajuda muito.Vou ser um leitor assiduo deste blog. abç Luis